
A Intel anunciou na última terça-feira (13 de setembro), durante o Intel Developer Forum (IDF) o desenvolvimento de uma nova arquitetura com o codinome Haswell. A tecnologia, que deve ser a sucessora dos chips Ivy Bridge, se destaca por oferecer uma redução de mais de 30% no consumo de energia em comparação com os produtos Sandy Bridge, disponíveis no mercado atualmente.
A arquitetura, que tem lançamento oficial esperado para algum momento de 2013, é construída em um processo de 22 nanômetros tridimensional. Segundo a Intel, a novidade representa uma economia de energia substancial em relação às tecnologias atuais, permitindo que um notebook desempenhe operações por até 24 horas contínuas.
O consumo de energia é tão baixo que o chip pode ser recarregado sem problemas através do uso de uma única bateria solar. Para demonstrar tal característica, a empresa exibiu durante a IDF um protótipo de computador rodando Windows que retirava de uma lâmpada toda a energia necessária para funcionar.
Outra novidade da arquitetura Haswell é a possibilidade de acionar um modo standby que dura até 10 dias no qual o aparelho continua conectado à internet. Com isso, enquanto se procura por uma fonte de alimentação para recarregar um notebook, é possível continuar fazendo download de mensagens de email ou receber mensagens pelo Twitter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário